sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Cd's Indispensáveis - Post 23 - The Cure - Disintegration



Salve salve pessoal, voltando com mais um post.

Nesse venho trazer mais um cd indispensável, e o álbum da vez é o Disintegration do The Cure. Lançado em 1989, ele é considerado o melhor álbum da banda, sendo um cd profundo e muito bem trabalhado.



A banda na época contava com a seguinte formação:

Robert Smith – vocal, guitarra, teclado, baixo (6 cordas)
Simon Gallup - baixo, keyboards
Porl Thompson – guitarras
Boris Williams – bateria
Roger O'Donnell – telcados


Conta com várias características para ser considerado como o melhor álbum da banda, sendo entre elas o fato de que trazia de volta a sonoridade mais gótica e depressiva, que era o foco original da banda, mas que havia sido deixado de lado uma vez que a banda passava por várias experiências sonoras durante a década de 80. O principal motivo para essa sonoridade mais intensa, obscura e profunda é reflexo da fase pela qual Robert Smith passava (na época da criação do cd ele passava por uma fase de crises emocionais, mais o fato da depressão), tanto que logo que o álbum foi gravado, a empresa que representava a banda nos EUA, achou que o álbum seria um suicídio comercial, tentando assim adiar a data do lançamento por vários meses, até que finalmente saiu o lançamento que acabou sendo um sucesso.



Outra característica que marca a presença da sonoridade mais soturna é a presença de mais sintetizadores e teclados e tomando uma presença maior que a guitarra, tudo isso somado ao vocal mais introvertido do Smith.

O álbum conta com as seguintes faixas:
  1. "Plainsong"
  2. "Pictures of You"
  3. "Closedown"
  4. "Lovesong"
  5. "Last Dance"
  6. "Lullaby"
  7. "Fascination Street"
  8. "Prayers for Rain"
  9. "The Same Deep Water as You"
  10. "Disintegration"
  11. "Homesick"
  12. "Untitled"
Mas sem dúvidas a sonoridade não foi à única coisa que demonstrava a fase obscura pela qual Robert Smith passava, uma vez que as letras das músicas também demonstravam bem até demais os sentimentos dele na época. Sendo a música Lovesong, que Smith fez como presente de casamento para sua mulher, a música que fez a diferença no cd, uma vez que tinha um clima totalmente das demais musicas do álbum.

É isso ai pessoal, pra quem ainda não conhece The Cure, fica uma boa dica para começar a conhecer a banda, ou então conhece, mas ainda esta aprendendo a respeito da banda, que também sirva como referência para conhecer mais a banda. Agora para os fãs da banda, espero que o post sirva como uma inspiração para ouvir ainda mais.



Até a próxima.

Post por Adenio Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...