domingo, 2 de dezembro de 2012

Coluna Literária - Post 11 - Nada de Novo no Front


Salve salve pessoal, trazendo mais um post.

E o post da vez é sobre o livro Nada de novo no front, publicado em 1929, por Erich Maria Remarque, na Alemanha, teve uma adaptação para o cinema no ano seguinte dirigido por Lewis Milestone, tendo ganhado o Oscar.



O livro se passa durante a primeira guerra mundial, narrando as experiências de Paul Bäumer, que se alistou no exército alemão junto com alguns amigos e são mandados para o front ocidental.

O livro não foca tanto nos combates, mas mostra a bravura de ter que combate na frente de combate, bem como a monotonia gerada pelo dia a dia do campo de batalha, a artilharia, o desespero de ter que procurar por alimentos, outro aspecto abordado pelo livro é a linha tênue entre a vida e a morte a qual muitos jovens confrontaram durante a guerra.

Outro aspecto mostrado no livro é o impacto que a guerra teve nos soldados que voltaram para casa, seja com o fim da guerra ou por ferimentos graves que os impediram de continuar combatendo. Um bom exemplo deste impacto é quando Paul recebe uma classificação de reservista por pouco tempo e quando volta para casa deixa de entender os civis, mostrando que tinham pontos de vista totalmente diferente dos soldados.
 

 A obra é narrada de forma simples porem bem elaborada dando uma noção do que fato ocorreu durante o dia a dia da guerra, chegando a ser um tanto monótono pelo fato da ausência de combate (não chega a ser 100% ausente de ação mas ainda assim este é mínimo).

Pra quem gosta de um livro de guerra, este é um livro altamente recomendável (mesmo com a ausência de combates), bem como é recomendado para os fãs de uma boa leitura. E como é baseado em um capitulo real da história não precisa nem dizer           que os fãs de história também gostarão desse livro.

É isso pessoal, até a próxima.

Post por Adenio Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...