sexta-feira, 13 de julho de 2012

Coluna Musical - A História do Rock - Post Especial de Estréia e do Dia Mundial do Rock - Rock Progressivo


Salve salve pessoal, to de volta.

Dessa vez venho pra apresentar o que é sem dúvidas o estilo musical favorito deste que vos fala estilo este que vem a ser o Rock Progressivo.


Pois bem, este é o estilo das musicas que podem ser chamadas de “viagem” beeeem looooongas (isso pra não dizer quando o álbum todo é só uma musica separado por atos e coisas assim).

O estilo Progressivo teve sua origem no final dos anos 60, lá na Inglaterra, fazendo um sucesso estrondoso na década de 70 e que até hoje possui uma quantidade muito grande de fãs.


A principal influência para a formação deste magnífico estilo musical se deu através das musicas clássicas e do jazz fusion. O estilo tem como principais características a complexidade musical, mesclando o uso de vários instrumentos e muitas vezes muitos sons de fundo, que em alguns casos chegam até a ser irreconhecíveis; músicas que por várias vezes passam tranquilamente dos 20 minutos de duração.


Os principais precursores deste estilo musical são bandas como: Yes; Jethro Tull; Rush; Emerson, Laker & Palmer; Genesis; Iron Butterfly; Pink Floyd (que infelizmente durante a sua existência sofreu várias alterações, tanto por causas como morte e brigas entre os integrantes, mas que continuou e não perdeu a força); Frank Zappa (que também é conhecido pela quantidade imensurável de álbuns lançados ao longo da sua carreira); e tendo como representantes aqui no Brasil tínhamos (e ainda temos) bandas como: O Terço e Os Mutantes.

Vale constar que a maioria dos álbuns conceituais lançados é deste gênero musical, podendo um álbum tratar única exclusivamente de um único tema. As letras abordam os mais vários temas, muitas vezes as bandas não tinham um tema padrão, variando de álbum pra álbum, quanto de música pra música.


E caso vocês se perguntem “Puxa, mesmo com musicas grandes (que várias vezes passam dos 20 min. e em alguns casos chegam aos 60 min. de duração) eles usam um único tema em um mesmo álbum?” A resposta é sim, uma vez que boa parte das músicas do gênero é focada no instrumental, contendo gigantescas passagens de vários instrumentos. Alguns exemplos deste caso são: Shine on you crazy diamond do Pink Floyd (dividas em 2 partes, e mesmo com a divisão ambas as musicas são longas); Thick as a Brick do Jethro Tull; Gates of Delirium do Yes; 2112 do Rush e entre tantas outras musicas
E para responder a eventuais perguntas (se é que ainda fazem essa pergunta) o uso de drogas foi (e de certa forma ainda é) um dos principais colaboradores para que escrevam músicas no gênero, uma vez que muitos detalhes encontrados em musicas do estilo, por várias vezes não faz sentido algum.

Uma coisa que pode ser dito com relação ao Rock progressivo é que de certa forma ele teve seu nascimento no final da década de 60 e inicio da década de 70, e também que teve seu auge e “morte” na mesma década. Uma vez que infelizmente com o advento do Punk Rock no final da década de 70, fez com que as bandas do rock progressivo fossem vistas como exageradas entre outras coisas mais. Sem contar o fato de que algumas bandas do gênero começaram a fazer músicas mais comerciais, visando um público maior. Mas mesmo com este grande “golpe” contra o estilo, o rock sempre possui uma qualidade.... ELE NUNCA MORRE...


Na década de 80 pode se dizer que a “idade das trevas” para o gênero musical, teve o mínimo para manter o estilo vivo através de bandas como Marillion, IQ, Pendragon e Pallas, Yes e Pink Floyd. (Bandas estas que ainda seguiam no mesmo estilo mas que não tinham a mesma psicodelia da sua origem).

Já na década de 90 (também em meados de 80), a conversa mudou, uma vez que novas bandas de qualidade no gênero começaram a fazer sucesso, bandas estas como Porcupine Tree, Dream Theater, Transatlantic, Flower Kings, é nesta mesma época que graças ao novo impulso ao estilo, veio a gerar o estilo Metal Progressivo. (Estilo este representado por bandas de peso como Symphony X, Opeth e muitas outras).
 

A maioria dos “épicos” musicais (principalmente no quesito de tempo de duração) são deste estilo, sendo sua grande parte feita no auge do estilo lá na década de 70, e que mesmo depois de tanto tempo ainda se mantém imbatíveis. E mesmo estas musicas ainda influenciam muitas bandas que não são do estilo.







É isso ai pessoal, até a Próxima.

Post por Adenio Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...