segunda-feira, 9 de julho de 2012

Cd's Indispensáveis - Post 17 - The Who - Tommy


Salve salve pessoal, trazendo mais um cd indispensável pra vocês. 

O cd da vez é o Opera Rock, Tommy, 4º álbum de estúdio da aclamada banda britânica de rock, The Who, lançado em 1969.

 
O álbum conta a biografia fictícia de Tommy Walker, cujo pai foi considerado desaparecido em batalha durante a Primeira Guerra Mundial, mas que vem a retornar inesperadamente em 1921 e acaba matando o amante de sua esposa, uma vez que esta acreditava que seu marido havia morrido, enquanto Tommy, então com sete anos de idade, vem a presenciar todo o ocorrido através de um espelho. Seus pais então o forçando a acreditar que ele não viu, ouviu e não sabe de nada e que não irá falar nada a ninguém, e Tommy consequentemente se torna surdo, cego e mudo. Ele acaba tendo uma visão na qual de um estranho, vestido de dourado, com uma longa barba, que provavelmente vem a ser de alguma forma uma figura paternal, e a visão o leva a uma jornada espiritual. Durante o resto de sua infância, em decorrência do seu estado, acaba sofrendo abusos por parte de vários familiares, e acaba interpretando suas sensações físicas como música. Ano depois já adulto, ele encontra uma máquina de pinball, na qual acaba logo se tornando mestre/mago no jogo, com um séquito de fãs. Tommy finalmente é curado de sua situação de surdo-cego-mudo quando um médico o coloca na frente de um espelho e sua mãe, melindrada ao perceber que ele enxerga o próprio reflexo, estilhaça o objeto. Posteriormente Tommy assume o manto de Messias e tenta levar seus seguidores à “luz”, como aconteceu com ele, mas a mão pesada de seu culto e a exploração por parte de seus parentes provoca uma revolta contra ele.


Esse cd é EXTREMAMENTE bem elaborado e trabalhado, tendo passagens com pegadas mais pesadas bem como com passagens mais leves bem características de álbuns conceituais, contando com letras fenomenais e com instrumentais que somente poucas bandas com tal competência como o The Who poderiam executar, as músicas passam muito bem a ideia da história proposta pela banda nesse cd conceitual, que pode ser sem sombras de dúvidas ser equiparadas a CDs conceituais de bandas de rock progressivo de grande calibre.

Esse cd conta com músicas que viriam a se tornar clássicos extremamente aclamados da banda, como a música Pinball Wizard.


Vale constar que esse álbum em 1972 veio a ser adaptado para os cinemas, tendo no elenco nada menos que Elton John, Eric Clapton, Tina Turner e os próprios integrantes da banda.
Para mim esse cd é um dos melhores da banda, para não dizer o melhor. 



É isso ai pessoal, até a próxima.

Post por Adenio Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...