domingo, 2 de outubro de 2011

Coluna de Filmes - Post 5 - Filmes que vocês devem assistir - O Ultimo Samurai

Salve salve pessoal. Passando indicar mais um filme, desta vez trazendo pra vocês O Ultimo Samurai.


AVISO AOS DESAVISADOS/DESINFORMADOS: o personagem Nathan Algren (interpretado por Tom Cruise) NÃO É O ÚLTIMO SAMURAI.


A série se passa na segunda metade do século XIX, no Japão (como o nome do filme já indica), o filme mostra bem como era o estilo de vida dos samurais, totalmente voltados ao treinamento do corpo e mente (tudo bem que depois de certa época era voltado mais para a mente do que para o combate).





SINOPSE: Conta a história do Capitão Nathan Algren(Tom Cruise), Veterano da Guerra Civil Americana. Após o fim do conflito Algreen é convidado por seu ex-comandante para participar com ele do treinamento do recém criado exército Imperial Japonês. Após a volta do Imperador ao poder central no Japão, O governo passou a contratar Generais e Engenheiros ocidentais para treinar e equipar o seu exército contra os Samurais (Restauração Meiji). Após começar o treinamento dos soldados do Exército Imperial, Algreen percebe que não estão prontos para lutar e não podem vencer mesmo com armas de fogo, no entanto seu comandante, O Coronel Bagley insiste em envia-los a batalha. Durante o combate, vendo o exército ser massacrado pelos samurais, O Coronel bagley foge da frente de batalha, pois na verdade não tinha o dever de lutar mesmo, Ao contário de seu comandante, Algreen fica e luta bravamente até ser rendido pelo líder dos Samurais que fica impressionado com a bravura de seu adversário, poupando-lhe assim a vida mas levendo-o como prisioneiro. Durante sua estadia com os Samurais, Algreen acaba aos poucos se apaixonando pela cultura e valores dos guerreiros e enfim passa a apoiá-los contra as forças Imperiais e a ocidentalização desenfreada do país.


O filme apesar de muitos detalhes fictícios ou então que foram alterados é baseado em fatos reais, sendo o personagem Katsumoto (interpretado por Ken Watanabe) inspirado no famoso samurai Takamori Saigo, que existiu na vida real, sendo um dos mais importantes indivíduos da Restauração Meiji, que botou fim no Xogunato (vale constar que Saigo/Katsumoto, são o Ultimo samurai referido no titulo do filme). Apesar do filme mostrar que o exército japonês foi treinado por americanos no século XIX, na verdade foi o general prussiano Staff quem realizou este serviço.


Na história real, Saigo começou a rebelião contra o império, uma vez que este após a restauração Meiji proibiu que os samurais portassem espadas, e praticassem então o que vinham praticando por séculos (essa proibição ocorreu justamente após o país abrir as portas para os países estrangeiros começarem a fazer acordo com o Japão, e tais acordos visavam também interesses militares, e como os samurais viveram séculos aperfeiçoando técnicas de combate e como conheciam bem o território, seriam uma grande oposição). E tais acordos e proibições fizeram com que vários samurais se opusessem a isso. Após alguns meses de rebelião (ficou conhecida como Rebelião Satsuma), o governo então decidiu acabar com isso, sendo o desfecho disso na Batalha de Shiroyama, aonde Saigo foi gravemente ferido, e como não queria se capturado ou morto pelo inimigo, pediu para um companheiro para ajudá-lo no sacrifício ritual para manter sua honra samurai.  


O filme possui uma excelente ambientação, fotografia e trilha sonora, mostrando muitos cenários de fato muito bonitos.


O filme possui um elenco muito bom, tendo os seguintes atores:


Tom Cruise (Nathan Algren)

Ken Watanabe (Katsumoto)
Billy Connolly (Zebulon Gant)
Sosuke Ikematsu (Higen)
Tony Goldwyn (Coronel Bagley)
Masato Harada (Omura)
Masashi Odate (Acompanhante de Omura)
John Koyoma (Guarda-costas de Omura)
Timothy Spall (Simon Graham)
Shichinosuke Nakamura (Imperador Meiji)
Togo Igawa (General Hasegawa)
Shin Koyamada (Nobutada)
Hiroyuki Sanada (Ujio)
Shun Sugata (Nakao)
Seizo Fukumoto (Samurai silencioso)
William Atherton (Winchester Rep)
Koyuki (Taka / Irmã de Katsumoto)

O filme recebeu várias indicações a prêmios, sendo 4 ao Oscar, 3 ao Globo de Ouro e 1 do MTV Movie Awards.

O filme tem (ao menos pra mim) duas frases bem interessantes faladas por Katsumoto no filme:

"A flor perfeita e rara, podemos esperar a vida toda para encontra-lá e mesmo assim não seria um desperdício."

A outra é dita no final do filme, sendo a frase:

“(as flores)....perfeitas. São todas perfeitas.”



É isso ai pessoal, até a próxima.

Post por Adenio Jr.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...