domingo, 23 de outubro de 2011

Cd's indispensáveis - post 5 - Pink Floyd - The Dark side of the moon



               Salve Salve pessoal!!!
De volta e vim trazer mais um CD indispensável, desta vez venho lhes falar do Dark Side of the Moon, do Pink Floyd (o pessoal que me conhece sabe que Pink Floyd é a minha banda predileta e que com o tempo vários posts meus com relação a banda irão aparecer aqui pelo blog).
Bom, acredito que a grande maioria já deve ter ao menos tido ouvido falar no álbum, sendo que é um dos cd’s conceituais MAIS FAMOSOS que existe. Ao contrário do que o nome do álbum sugere (a tradução é: O lado negro da lua), ele não trata do sentido literal astrofísico da Lua, Dark Side of the Moon, tem um significado um pouco mais profundo e complexo, o verdadeiro significado trata do Lado “negro” do ser humano (entenda aqui negro, como louco ou insano).
Sobre certo aspecto este álbum foi feito em homenagem a Syd Barett, membro fundador da banda, havia saído recentemente por uso excessivo de drogas, que de certa forma acabou acarretando na sua morte décadas depois.
Barret fundador e grande incentivo para o album
O álbum contém alguns dos mais complexos usos dos instrumentos e efeitos de som naquela época, incluindo o som de alguém correndo à volta de um microfone e a gravação de múltiplos relógios a tocar ao mesmo tempo. Durante as gravações os Pink Floyd desenvolveram novos efeitos tais como gravações em duas pistas das vozes e guitarras (permitindo a David Gilmour harmonizar consigo próprio impecavelmente), vozes dobradas e efeitos inéditos para aquela época, como ecos e separação dos sons entre os canais. Até hoje, Dark Side of the Moon é uma referência para quem trabalha na área para conseguir chegar a novos patamares musicais.
Outra característica do álbum são os trechos de diálogos entre as faixas. O Pink Floyd entrevistou várias pessoas, perguntando-lhes coisas relacionadas com os temas centrais do álbum, como a violência e a morte, o que de certa forma são algumas das maiores preocupações da humanidade há muito tempo, assim como os assuntos dinheiro e tempo, assuntos estes que também são abordados no álbum, o que de certa forma até pode ser visto como uma critica. Entre os entrevistados estava um roadie da banda, assim como Paul McCartney.
Um fato notório deste álbum, é o fato de ser o álbum a ficar por mais tempo no Billboard 200, tendo permanecido 741 semanas consecutivas, pouco mais de 14 anos. 
Apesar de ser um cd tão notório (por ter ficado tanto tempo nas paradas da Billboar) e de tamanha complexidade, em questão de duração é relativamente curto, tendo apenas pouco menos de 50 min.
Uma curiosidade (na verdade é uma ligação entre ambas que não é percebida já que o ultimo e 2º ponto de ligação é falado em voz baixa no final da ultima musica) do álbum se encontra nas duas ultima faixas do álbum, na música Brain Damage, é cantada a frase:
A banda em sua formação original
 “I’ll see you on the dark side of the moon” (Eu o verei no lado negro da lua).
E a 2ª frase (que como já disse ta no final da ultima musica que é a Dark side of the moon) é a seguinte:
“There’s no dark side of the moon by the matter of fact it’s all dark.” (Não há um lado negro da lua, uma vez que ela é inteira negra).
Isso pode ser interpretado de duas formas: o astrológico que todos aprendemos na escola, e o que fora colocado pro álbum, de que todos os humanos são loucos, mais que não demonstram suas loucuras (ou que estas estão ocultas de alguma forma).
As musicas são:
1.       "Speak to Me/Breathe
2.       "On the Run
3.       "Time/Breathe (Reprise)"
4.       "The Great Gig in the Sky
5.       "Money
6.       "Us and Them
7.       "Any Colour You Like
8.       "Brain Damage
9.       "the dark side of the moon"

A capa do album
Vale constar ainda mais uma coisa (o que de certa forma é a maior curiosidade envolvendo este tão aclamado CD), que vem a ser a ligação do álbum The Dark Side of The Moon, com o filme O Mago de Oz (o filme de 1939), tendo varias coincidências de passagens entre ambos. E estes vem a ser:
· Quando Dorothy está na fazenda e ela olha para o alto, no audio surge barulho de avião.


· O som da caixa registradora no princípio de “Money” (dinheiro) aparece exatamente quando Dorothy pisa pela primeira vez a estrada dos tijolos amarelos; que é também o momento em que o filme passa de preto e branco para cores. Outra referência é a aparição da fada dourada;


· No momento em que a bruxa do Oeste aparece, é tocada a palavra "black" (preto);


· A cena em que Dorothy encontra o espantalho (personagem que alegava não ter cérebro) é acompanhada pela música "Brain Damage" (dano cerebral), e quando a letra da música começa a tocar: "the lunatic is in my head…" (o lunático está na minha cabeça), o espantalho inicia a dançar freneticamente como um lunático;


· O bater de coração no fim do álbum ocorre quando Dorothy tenta ouvir o coração do homem de lata;


· No momento em que a bruxa do oeste lança uma bola de fogo contra Dorothy e seus companheiros, a música grita "run!" (corra);


· No momento que Dorothy encontra Oz, entra a música "Us and Them", soando Us como Oz bem quando aparece a 1a imagem de Oz;


· Várias frases das letras contidas nas músicas coincidem com os mesmos atos sendo executados pelos atores no mesmo momento;


· A duração da maioria das músicas coincide precisamente com a duração das cenas no filme.



A banda insiste que é mera curiosidade, mas nunca foi assumido ou comprovado de fato se é só coincidência ou não, mas quando isso foi descoberto (por volta de 1997), foi praticamente um fenômeno sendo expostos em vários sites, para tentar descobrir. Mas até hoje é uma mera curiosidade que não se sabe se de fato foi proposital ou não, e não se sabe se algum dia será revelado isso.





Bom pessoal, é isso ai.

Até a próxima, abraços. 


Post por Adenio Jr. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...