sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Coluna de Filmes - Estréia - Filmes que vocês devem assistir - Os 7 Samurais

 Salve Salve pessosal, depois de um tempo razoável voltando pra indicar filmes.
Desta vez venho trazer, o filme Os Sete Samurais, um dos filmes do Mestre Akira Kurosawa.
O filme foi lançado em 1954, com tempo de duração aprox. de 207 minutos, o filme se passa no Japão feudal do século 16.
A história do filme mostra uma aldeia que é freqüentemente saqueada por bandidos, até que os habitantes locais decidem dar um basta com esses ataques, como não tinham como eles mesmos entrarem em combate (por falta de habilidade), decide contratar guerreiros para fazerem isso.
E é então, que, os aldeões acabam por contratar os 7 samurais, que além da habilidade em combate cada um tinha uma habilidade especifica, em primeiro momento só 3 dos 7 aceitam o trabalho, sendo que o restante só adere a idéia porque acabam por ver que de fato poderia dar certo.
É um filme, que apesar de ser a primeiro momento de ação guerra, mas com dose considerável de drama.
Os samurais são:
Kambei Shimada, vivido por Takashi Kimura, é o sábio e experiente samurai que constrói e lidera o grupo de guerreiros no reconhecimento da justiça da defender os produtores rurais da aldeia das montanhas.
Katsushiro Okamoto, interpretado por Isao Kimura, é o samurai jovem que, proveniente de uma família aristocrática, nunca lutou e que busca se tornar discípulo de Kambei.
Gorobei Katayama (Yoshio Inaba) — Recrutado por Kambei. é o samurai habilidoso em arquearia que age como o imediato no comando na criação do plano mestre de defesa da aldeia.
Shichiroji, vivido por Daisuke Kato, é o samurai que, já tendo lutado outras guerras com Kambei, encontra-se com ele por acaso na cidade e que, convidado por ele, aceita imediatamente assumir este papel.
Heihachi Hayashida, vivido por Minoru Chaki, é o samurai recrutado por Gorobei Kaatyama, que embora não tendo tanto treino como guerreiro, tem o charme e vontade necessárias para manter seus camaradas afáveis diante da adversidade.
Kyūzō, vivido por Seiji Miyaguch, é o samurai sério, frio e altamente habilidoso como espadachim e treinado nas artes de guerra que, após ter inicialmente declinado de oferta de trabalho de Kambei, muda de idéia e pede para se juntar ao grupo.
Kikuchiyo, vivido por Toshiro Mifune é o último guerreiro a adentrar o grupo. Pretende ser um samurai e para isso até apresenta uma falsa certidão de nascimento. Na verdade é um filho de produtor rural que luta até provar seu valor. Mercurial e temperamental, identifica-se com os produtores e sua luta.
A proposta criada no filme, de usar personagens com habilidades diferentes para um grupo, é usada em vários filmes até hoje, tendo alguns exemplos de filmes influenciados por isso: 11 homens e um segredo, Armas de Navarone E Sete Homens e um destino (que pode ser dito que é a adaptação do filme 7 samurais para o western).
Este filme rendeu a Akira Kurosawa o Leão de Prata do Festival de Veneza.
Também vale constar que o anime Samurai 7 é inspirado nesta obra.

 
Post por Adenio Jr.


2 comentários:

  1. Ainda não tive a oportunidade de ver o filme, no entanto conhecia ele já e os produtos inspirados no mesmo. É uma grandiosa obra e vale a pena ser vista. Só é ruim o acesso.

    ResponderExcluir
  2. é mto foda o filme.... de fato Kurosawa é uma grande lenda no mundo do cinema

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...